Perda da Propriedade Imóvel

Direito Civil - Direito das Coisas - Alienação, renúncia, abandono, perecimento do imóvel, desapropriação e requisição.

Alienação é a forma de extinção subjetiva do domínio, em que o titular desse direito, por vontade própria, transmite a outrem seu direito sobre a coisa; é a transmissão de um direito de um patrimônio a outro; essa transmissão pode ser a título gratuito, como a doação, ou oneroso, como a compra e venda, troca, dação em pagamento.

Renúncia é um ato unilateral, pelo qual o proprietário declara, expressamente, o seu intuito de abrir mão de seu direito sobre a coisa, em favor de terceira pessoa que não precisa manifestar sua aceitação.

Abandono é o ato unilateral em que o titular do domínio se desfaz, voluntariamente, do seu imóvel, porque não quer mais continuar sendo, por várias razões, o seu dono; é necessário a intenção abdicativa; simples negligência ou descuido não a caracterizam.

Como não há direito sem objeto, com o perecimento do imóvel extingue-se o direito; esse perecimento pode decorrer de ato involuntário, se resultante de acontecimentos naturais, ou de ato voluntário do titular do domínio, como no caso de destruição.

Desapropriação é o procedimento pelo qual o Poder Público, compulsoriamente, por ato unilateral despoja alguém de um certo bem, fundado em necessidade pública, utilidade pública ou interesse social, adquirindo-o, mediante prévia e justa indenização, pagável em dinheiro ou se o sujeito concordar, em títulos de dívida pública, com cláusula de exata correção monetária, ressalvado à União o direito de saldá-la por este meio nos casos de certas datas rurais, quando objetivar a realização de justiça social por meio de reforma agrária.

Requisição é o ato pelo qual o Estado, em proveito de um interesse público, constitui alguém de modo unilateral e auto executório, na obrigação de prestar-lhe um serviço ou ceder-lhe, transitoriamente, o uso de uma coisa, obrigando-se a indenizar os prejuízos que tal medida, efetivamente, acarretar ao obrigado.

Doutrinas Relacionadas

Alienação Fiduciária em Garantia

Conceito, características, execução do contrato e extinção da propriedade fiduciária.

Alienação

Conceito, caracteres jurídicos, remição hipotecária, hipoteca convencional, legal, judicial e cedular, extinção da hipoteca.

Anticrese

Conceito, caracteres jurídicos e extinção.

Penhor

Conceito, características, modos de constituição, penhor legal, rural, industrial e mercantil, penhor de direitos e extinção.

Direitos Reais de Garantia

Conceito, requisitos, especialização, efeitos e vencimento.

Habitação e Renda Constituída sobre Imóvel

Conceito, objeto, características, modos constitutivos e extinção.

Uso

Conceito, características, objeto, modos de constituição e extinção.

Usufruto

Conceito, objeto, caracteres jurídicos, espécies, modos constitutivos e extinção.

Servidões Prediais

Conceito, finalidade, princípios fundamentais, natureza jurídica, modos de constituição, proteção jurídica e extinção.

Enfiteuse

Direitos reais, conceito de enfiteuse, natureza, objeto, constituição e extinção.

Temas relacionados

Direito Civil

Direito das Coisas

Outras doutrinas

Todas as doutrinas organizadas por assunto


Central Jurídica

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade