Regime Dotal

Direito Civil - Direito de Família - Conceito, dote, cláusula de reversão, classes de bens, separação do dote e extinção.

Regime dotal é aquele em que conjunto de bens designado dote é transferido pela mulher, ou alguém por ela, ao marido, para que este, dos frutos e rendimentos desse patrimônio, retire o que for necessário para fazer frente aos encargos da vida conjugal, sob a condição de devolvê-lo com o término da sociedade conjugal.

O dote pode ser constituído por um ou mais bens determinados, descritos e estimados na convenção antenupcial, para que se fixe o seu valor ou se determine o preço que o marido deverá pagar por ocasião da dissolução da sociedade conjugal, acrescendo-se, ainda, a expressa declaração de que tais bens ficaram sujeitos ao regime dotal.

A cláusula de reversão colocada no pacto antenupcial, principalmente no caso de dote fornecido por terceiro, para estabelecer que os bens deverão ser restituídos ao dotador com a dissolução da sociedade conjugal, hipótese em que a mulher terá propriedade resolúvel desse patrimônio.

São classes de bens:

a) dotais, pertencentes à mulher e administrados pelo marido;

b) parafernais, são os próprios ou particulares da mulher, além dos objetivados no contrato dotal;

c) comuns, adquiridos por ambos os consortes, gratuita ou onerosamente, na constância do casamento;

d) particulares do marido, gravados com cláusula de incomunicabilidade.

Cabe ao marido a administração do bem dotal, mas, se ele o administra mal, a lei autoriza a mulher a requerer a separação do dote, que se opera por decreto judicial, averbado no Registro de Imóveis competente.

A extinção ocorre:

a) por morte da mulher, caso em que seus filhos ficarão com o dote, até serem chamados à sucessão do ascendente que o constituiu, para proceder à sua colação; se não tiver filhos, passa ao seu ascendente;

b) por separação judicial ou divórcio, hipótese em que a mulher conservará os bens dotais, porque só no momento do óbito do ascendente dotador é que poderá saber qual a legítima que lhe cabe.

Doutrinas Relacionadas

Direito Assistencial

Guarda, tutela, curatela, interdição e ausência.

Alimentos

Conceito, pressupostos, alimentos provisionais e alimentos provisórios.

Pátrio Poder

Conceito, conteúdo, suspensão, destituição, procedimento da perda e da suspensão, extinção.

Adoção

Conceito, adoção simples e plena.

Filiação

Definição, filiação legítima, presunção legal de paternidade, ação negatória de paternidade, prova da condição de filho legítimo, filiação ilegítima, reconhecimento voluntário e judicial, ação de investigação de paternidade.

Parentesco

Conceito, parentesco natural ou consangüíneo, afim, parentesco civil, contagem de graus de parentesco cosangüíneo, simetria entre afinidade e parentesco natural.

Direito do Concubinato

Conceito, classificação e elementos essenciais do concubinato.

Divórcio

Conceito, divórcio direito e indireto, efeitos, extinção do direito ao divórcio.

Separação Judicial

Finalidade e espécies, separação consensual e litigiosa, separação de corpus, efeitos da separação judicial em relação aos cônjuges e aos filhos, efeitos patrimoniais.

Dissolução da Sociedade e do Vínculo Conjugal

Dissolução pela morte de um dos cônjuges, nulidade matrimonial, anulabilidade do casamento, declaração de putatividade do casamento nulo ao anulável,

Temas relacionados

Direito Civil

Direito de Família

Outras doutrinas

Todas as doutrinas organizadas por assunto


Central Jurídica

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade