Ferramenta de Busca
Capa | Modelos de Petições | Modelos de Contratos | Doutrinas | Jurisprudências | Sentenças | Dicionários | Loja Virtual
Embargos De Declaração. Cabimento. Os Embargos De Declaração Devem
Jurisprudência - Direito do Trabalho


EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. CABIMENTO. Os embargos de declaração devem ser interpostos quando efetivamente omisso, contraditório ou obscuro for o decisum objurgado ou, ainda, conforme autoriza a jurisprudência do Pretório Excelso, em caso de erro material. Na hipótese, a pretexto de corrigir supostas omissões, a embargante usa dos declaratórios para questionar o acerto ou desacerto da decisão embargada, descurando que sua insatisfação, se a razão lhe assistir, não pode ser aplacada mediante os embargos de declaração. (TRT23. EDAR - 00140.2007.000.23.00-7. Publicado em: 30/04/08. Tribunal Pleno. Relator: DESEMBARGADOR ROBERTO BENATAR)



DONO DA OBRA – RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA – INEXISTÊNCIA – Em se tratando do efetivo dono da obra, não lhe cabe responder, solidária ou subsidiariamente, pelas obrigações trabalhistas assumidas pela empresa que contratou para a prestação dos serviços – esta, sim, a verdadeira empregadora do Reclamante. (TRT 15ª R. – RO 013954/2000 – Rel. Juiz Luiz Antônio Lazarim – DOESP 04.03.2002)



IMPOSTO DE RENDA – A retenção dos valores devidos ao Fisco decorre de Lei. Entretanto, na elaboração dos cálculos, devem ser observadas as épocas próprias, as respectivas alíquotas e as isenções. (TRT 12ª R. – RO-V . 7296/01 – (01870/2002) – Florianópolis – 3ª T. – Rel. Juiz Marcus Pina Mugnaini – J. 14.02.2002)



EXPEDIÇÃO DE OFÍCIO AO DETRAN – INDEFERIMENTO – Deve ser indeferido o pedido de expedição de ofício ao Detran a fim de solicitar informações atualizadas sobre o veículo que se pretende penhorar, na hipótese em que tenha havido determinação judicial para que aquele órgão se abstivesse de efetuar a transferência do bem, eventualmente solicitada, por se tratar de medida inócua, uma vez bloqueada a possibilidade de alteração de sua titularidade. (TRT 12ª R. – AG-PET . 8493/2001 – (02139/2002) – Florianópolis – 1ª T. – Rel. Juiz Gerson Paulo Taboada Conrado – J. 27.02.2002)



MEMBRO DA CIPA – RENÚNCIA À ESTABILIDADE – INDENIZAÇÃO INDEVIDA – Se por um lado a renúncia expressa do autor inviabiliza o provimento recursal pretendido alusivo à reintegração no emprego, por outro, constitui abuso de direito a provocação tardia do Judiciário para pretender, após despedida imotivada e decorrido lapso considerável de tempo, indenização e diferenças, concernente a período não trabalhado e que não repercutirá, de modo algum, em prol da sua representação, desvirtuando a finalidade social da referida garantia constitucional. (TRT 9ª R. – RO 08924-2001 – (00984-2002) – 4ª T. – Rel. Juiz Luiz Celso Napp – DJPR 25.01.2002)



Vínculo empregatício. Subordinação jurídica presente na prestação de serviços rotulada de autônoma. A prestação de serviços no modelo celetista é a modalidade normal de trabalho em nossa sociedade, Considerando que o normal se presume e o excepcional se prova, incumbia à recorrente, que admite ter se beneficiado das atividades desenvolvidas pelo obreiro em molde diverso, fazer prova dessa circunstância. O conjunto probatório favorece as assertivas vestibulares. A sujeição do trabalhador a três plantões semanais, em horário previamente estabelecido, é incompatível com a alegação de trabalho autônomo. Além disso, os serviços de técnico em radiologia eram indispensáveis à persecução dos fins sociais da empresa recorrente, cujo único objetivo era a "prestação de serviços técnicos em radiologia", conforme consta do contrato social apresentado. A existência de subordinação jurídica e a presença dos demais elementos preconizados nos arts. 2º e 3º da CLT no elo existente entre as partes legitima a decisão proferida. Recurso ordinário a que se nega provimento. (TRT/SP - 01432200536102004 - RO - Ac. 5ªT 20090721807 - Rel. Cíntia Táffari - DOE 18/09/2009)



HORAS EXTRAS – ÔNUS DA PROVA – Não se pode atribuir ao trabalhador o ônus de provar fato que já está documentado nos arquivos da empresa. Tal atitude seria iníqua. A omissão em trazer a documentação, ou parte dela, gera presunção desfavorável ao empregador, segundo a regra do art. 818 da CLT e do art. 333, II, do CPC. (TRT 2ª R. – RO 20010251175 – (20020045160) – 9ª T. – Rel. Juiz Luiz Edgar Ferraz de Oliveira – DOESP 22.02.2002)



REGIME DE COMPENSAÇÃO. LABOR EXTRAORDINÁRIO. DIFERENÇAS. DOMINGOS E FERIADOS. DOBRA. Exsurgindo dos autos a sujeição obreira à prestação de labor em regime de compensação de jornada, mediante a adoção de escala de revezamento regularmente pactuada em Norma Coletiva em vigor e, por hipótese, ainda que descaracterizado aquele, o integral adimplemento da sobrejornada prestada, indevidas as diferenças pleiteadas a tal título, bem assim a dobra de domingos e feriados laborados. ADICIONAL NOTURNO. DIFERENÇAS. Observados os termos da Convenção Coletiva de Trabalho em vigor, afastada a hipótese de prorrogação da jornada noturna pelo Obreiro e indemonstrada a minorada percepção da verba ao longo do lapso laborado, infundado o pleito de diferenças em haver sob tal rubrica, naquelas calcado. Recurso ao qual se nega provimento. (TRT23. RO - 01495.2007.036.23.00-3. Publicado em: 27/06/08. 2ª Turma. Relator: DESEMBARGADORA MARIA BERENICE)



ESTABILIDADE ACIDENTÁRIA. PEDIDO DE REINTEGRAÇÃO CONVERTIDO EM INDENIZAÇÃO. ADMISSIBILIDADE. Verificado-se o nexo de causalidade entre doença e trabalho, e em face do tempo decorrido, é cabível a conversão da reintegração em indenização, nos termos da Súmula 396 do C. TST. (TRT/SP - 02066200705802005 - RO - Ac. 4aT 20090715050 - Rel. Sérgio Winnik - DOE 18/09/2009)



INDEPENDÊNCIA – MANDADO DE SEGURANÇA – LIVRE CONVENCIMENTO – O Juiz amparado pelas prerrogativas que lhe garantem a CLT (art. 765), tem o poder de conduzir o processo da maneira que, no seu entendimento, melhor atenda à finalidade da lei, considerando os fatos trazidos aos autos. (TRT 2ª R. – Proc. 01068/2001-9 – (2001025295) – SDI – Rel. Juiz Floriano Vaz da Silva – DOESP 29.01.2002)



LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ – Caracteriza litigância de má-fé a utilização indevida, em benefício próprio, de visível erro material contido na sentença. (TRT 15ª R. – Proc. 13.266/00-8 – Rel. Juiz Eduardo Benedito de Oliveira Zanella – DOESP 18.02.2002)






Jurisprudências relacionadas
Confira outras jurisprudências relacionadas
Embargos De Declaração. Contradição Interna X Externa. As Proposições
Embargos De Declaração. Omissão. Rejulgamento. Não-cabimento. Os
Embargos De Declaração. Contradição. Inexistência. Para Que Sejam
Embargos De Declaração. Prequestionamento. Cabimento. O
Medida Cautelar. Efeito Suspensivo Ao Recurso Ordinário. Presentes Os
Mandado De Segurança. Admissibilidade. Matéria Pendente De Recurso.
Mandado De Segurança. Admissibilidade. Matéria Pendente De Recurso.
Mandado De Segurança. Penhora De Percentual De Honorários Médicos.
Salário. Impenhorabilidade. Não Obstante A Tradicional Regra De
Mandado De Segurança. Penhora De Conta-salário. Ilegalidade.
Grupo Econômico. Devedor Solidário. Acordo Homologado Em Ação
Jornada De Trabalho. Prova Testemunhal Imprestável, Porquanto
Mandado De Segurança. Existência De Recurso Próprio. Dentre Os
Agravo Regimental Em Mandado De Segurança. Ato De Penhora.
Agravo De Petição. Depositário. Pedido De Alienação Antecipada De
Contribuição Previdenciária Apurada Em Ação Reclamatória. Fato
Outras Jurisprudências

Modelos de Petições
Modelos diversos de nosso repertório
Medida Cautelar de Sustação de Protesto de Duplicata
Ação Cominatória para Transferência de Veículo
Ação Indenizatória por Ato Ilícito - Morte em Acidente de Trânsito
Recurso Ordinário - Legitimidade do Sindicato para Representar a Categoria
Reclamatória Trabalhista - Empregado manipulava produtos químicos
Cautelar de Sustação de Protesto com Pedido de Liminar e Caução
Ação Indenizatória por Acidente de Trabalho Contra o INSS
Alvará Judicial para Venda de Bem Imóvel de Menor
Ação Declaratória de Morte Presumida de Marido Desaparecido
Contestação à Ação de Indenização por Acidente de Veículo
Embargos de Terceiro - Veículo Penhorado - Nula a Alienação
Alegações Finais - Excludente de Antijuridicidade e Culpabilidade
Alegações Finais do Autor em Ação de Usucapião
Pedido de Julgamento Antecipado da Lide por Revelia
Reclamatória - Horas Extras, Equiparação Salarial, Adicional de Transferência
Ação de Inventário por Arrolamento pela Viúva e Filha
Outros Modelos de Petições
Conteúdo Completo
Todo o acervo do site em seções
Modelos de petições
Modelos de contratos
Recursos de Multas
Textos doutrinários
Sentenças e acórdãos
Matérias publicadas
Expressões em latim
Dicionário jurídico
Jurisprudências
Súmulas


Central Jurídica
Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização