|
| Links Patrocinados e Conteúdo relacionado |
|
|
|
|
| Negado salvo-conduto à empregados rurais na queima de lavoura canavieira |
|
|
|
| Julgados - Direito Penal |
Segunda-feira, 8 de Agosto de 2005 |
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) indeferiu pedido de habeas-corpus em favor da Companhia Agrícola Colombo, Hélio Colombo e Gilberto Colombo. A defesa pretendia a expedição de salvo-conduto para que os trabalhadores rurais da empresa não fossem presos quando estiverem praticando a queima da lavoura da cana-de-açúcar, de propriedade de Hélio e Gilberto Colombo.
Os proprietários da empresa recorreram ao STJ contra decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que indeferiu habeas-corpus considerando que a concessão da ordem facilitaria eventual queima indevida e ilegal de cana-de-açúcar, impedindo a atuação fiscalizadora e preventiva do promotor de Justiça da comarca de Santa Adélia (SP).
Para isso, sustentam que a conduta da queima da palha da cana-de-açúcar não se subsume ao tipo previsto no artigo 54 da Lei nº 9.605/98, seja porque a atividade é lícita e a pessoa jurídica tem autorização para efetivá-la, seja em razão da ausência de ´prova científica no sentido de que a queima controlada de cana-de-açúcar prejudique a saúde humana`.
Afirmam, ainda, em síntese, que não há ´falar em carregarem os empregados a autorização para queima de palha da cana, no ato da prática da queimada`: a uma, porque a responsabilidade pela guarda de documentos da empresa é do setor administrativo da mesma e não dos trabalhadores rurais que promovem a queimada; a duas, porque a lei exige autorização, mas não exige que os empregados no ato da queima estejam com ela às mãos.
Para o ministro Hamilton Carvalhido, relator, em se cuidando de condutas, as que se pretende preservar com habeas-corpus preventivo, cuja licitude depende de condição legal, o seu atendimento tem de ser comprovado senão previamente perante a autoridade policial, pelo menos, no tempo de sua prática, se por ela exigido ou por seus agentes. |
|
|
|
|
| Veja notícias e julgados de uma matéria específica |
|
|
|
| Advocacia, Direito do Consumidor, Direito do Trabalho, Direito Civil, Direito de Família, Dano Moral, Direito Penal, Direito Processual Trabalhista, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito do Trânsito, Direito Tributário, Direito Internacional, Direito Eleitoral, Direito Administrativo, Direito Previdenciário, Direito Comercial, Direito Ambiental, Direito Médico, Direito Militar, Diversos |
|
|
|
|
|
Modelos de Petições -
Modelos de Contratos -
Recursos de Multas de Trânsito
Jurisprudências Selecionadas -
Jurisprudências -
TudoBox.com
|
|