Ferramenta de Busca
Capa | Modelos de Petições | Modelos de Contratos | Doutrinas | Jurisprudências | Sentenças | Dicionários | Loja Virtual
Medida Cautelar de Busca e Apreensão com Pedido de Liminar
Petições - Medidas Cautelares - O requerente contratou com o requerido a compra e venda de veículo, porém, requer a busca e apreensão do mesmo, pois houve a inadimplência do devedor.


EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... ª VARA CÍVEL DE..



.................................. (qualificação), portador da Cédula de Identidade Civil/RG nº ...., residente e domiciliado nesta Capital, na Rua .... nº ...., vem à presença de V. Exa., por seu advogado ...., devidamente inscrito na OAB/.... sob o nº ...., com escritório profissional em ...., na Rua .... nº .... .. ao final assinado (mandato incluso), para propor a presente

MEDIDA CAUTELAR DE BUSCA E APREENSÃO
COM PEDIDO DE LIMINAR

contra ..................................., (qualificação), inscrita no CPF/MF sob nº ...., residente e domiciliada na Rua .... nº ...., pelas razões de fato e de direito que passa a aduzir:


FATOS

1. O requerente firmou com a requerida em data de .... de .... do corrente ano um Contrato de Compra e Venda de Veículo Marca ...., tipo ...., modelo ...., ano ...., de cor ...., placa ...., chassis nº ...., de propriedade do mesmo.

2. A requerida pagou à requerente a quantia de R$ .... (....), representada pelo cheque nº ...., de emissão de sua propriedade, contra o sacado Banco ...., conta nº ...., agência nº ...., na Rua .... nº ...., nesta Capital, pró solvendo.

3. Apesar do negócio ter se efetivado com a tradição do bem, em data de .../.../... e, tendo sido referido título pré-datado para o seu desconto na data de .../.../..., ou seja, 30 (trinta) dias após a sua efetivação, a condição "sine qua non" para a liberação dos documentos de transferência junto ao DETRAN se daria quando fosse devidamente quitada a obrigação, ou seja, com o pagamento do cheque.

4. Infelizmente e até o presente momento, isto não ocorreu, obrigando o requerente, por diversas vezes, a procurar a requerida para tentar receber o que lhe é devido além do que ficou determinado por ocasião do contrato entre ambos.


FUMMUS BONI JURIS

O "fummus boni juris" consubstancia-se no fato da contra-prestação não haver sido efetivada, ou seja, como no caso em tela ocorreu a venda com a entrega do bem sem, no entanto, haver o recebimento do preço, conforme o avençado no contrato, pois: QUEM VENDE, DEVE RECEBER O PREÇO; pois, se assim não fosse, perderia sua função legal e coercitiva o enunciado no artigo 1.122 do Código Civil Brasileiro, que diz o seguinte:

"Art. 1.122. Pelo contrato de compra e venda, um dos contraentes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro."


PERICULUM IN MORA

Teme o autor os riscos de possíveis e eventuais danos que possam advir da permanência do veículo em mãos da requerida, tais como: acidentes de trânsito com lesões de natureza leve/grave ou até o evento danoso maior: morte, como também, os casos de furto, roubo ou mesmo a sua deterioração, com a conseqüente depreciação e etc.


PEDIDO LIMINAR

Destarte o deferimento da medida, imperativo se faz a concessão de sua liminar, em face às situações emergenciais acima expostas que pretende o autor, a qualquer custo e tempo, evitá-las, como tenta agora, e pleiteando através da presente.

Tal expediente se encontra legalmente amparado entre a relevância da fundamentação do pedido e o eminente risco da medida se tornar insatisfativa, caso não haja a sua concessão.

Finalmente, cumprindo os requisitos do artigo 801, a autora informa que a presente Medida Cautelar está sendo intentada em caráter preparatório para a Ação de Execução de Título Extrajudicial, a qual será ajuizada dentro do prazo legal e na qual o autor provará, cabalmente, ser legítima a sua pretensão para invocar a Tutela Jurisdicional.

Assim sendo, e por tudo o mais que ficou demonstrado, requer à V. Exa.:

a) Liminarmente e "inaudita altera parte", a busca e apreensão do veículo "in casu", onde quer que se encontre, ante o eminente risco da medida se tornar insatisfativa, caso não ocorra a concessão pleiteada, e em caráter definitivo;

b) Se digne V. Exa., em mandar notificar o fato por telefone ao MM. D. Senhor Diretor do DETRAN - Departamento de Trânsito de nosso Estado para que, imediatamente e sob a sua autoridade de Administrador Público, passe a tomar as providências necessárias, nesse "ínterim":

c) Após a concessão da medida liminar pleiteada, e já comunicado tacitamente por ordem de V. Exa., seja devidamente formalizada a informação, através de ofício ao Departamento de Trânsito - DETRAN - deste Estado, na pessoa de seu Diretor, sobre a presente ação, para que este tome as medidas acautelatórias e necessárias no sentido de não permitir a transferência do referido veículo a terceiros;

d) A citação por correio - "via AR" - da requerida para, querendo, no prazo legal, contestar a presente ação, sob as advertências do art. 285 do CPC;

e) Contestada ou não, seja a presente julgada integralmente procedente, confirmando-se a liminar concedida com a Apreensão do veículo, condenando-se a REQUERIDA ao pagamento das custas processuais, honorários advocatícios na base de 20% sobre o valor da condenação e demais cominações legais;

f) O depoimento pessoal da REQUERIDA, sob pena de confesso;

g) A juntada de novos documentos dentro dos permissivos legais, a oitiva de testemunhas, cujo rol será declinado "intra tempore" e a realização de perícia, se necessário for.

Dá-se à presente, para os efeitos de alçada, o valor de R$ .... (....).


Termos em que,

Pede deferimento.

...., .... de .... de ....

..................
Advogado OAB/...




Modelos relacionados
Confira outros modelos relacionados
Cautelar de Busca e Apreensão de Automóvel
Medida Cautelar de Exibição de Documentos
Medida Cautelar de Busca e Apreensão de Veículo
Medida Cautelar Inominada de Sustação de Protesto de Título
Pedido de Conversão de Busca e Apreensão em Ação de Depósito
Medida Cautelar Inominada Contra Tributação Indevida
Ação Cautelar de Sustação de Protesto com Pedido de Liminar
Medida Cautelar Inominada - Reajustes Abusivos por Instituição Financeira
Ação Cautelar de Arresto - Devedor é Proprietário de Um Único Bem
Medida Cautelar para Suspensão da Transferência de Veículo
Medida Cautelar de Seqüestro - Carta de Fiança em Garantia de Débito
Busca e Apreensão de Veículo pelo Não Cumprimendo das Obrigações
Medida Cautelar Inominada Contra Reajuste Abusivo de Prestações
Impugnação à Contestação em Ação de Busca e Apreensão
Cautelar de Sustação de Protesto - Mercadorias não Entregues
Medida Cautelar de Sustação de Protesto com Pedido de Liminar
Medida Cautelar Inominada de Sustação de Protesto de Duplicata

Outros modelos
Modelos diversos de nosso repertório
Alegações Finais do Autor em Ação de Usucapião
Embargos à Execução Trabalhista Devido ao Valor Apurado
Ação de Reparação de Danos - Veículo Abalroado na Preferencial
Ação de Investigação de Paternidade
Contestação à Embargos do Devedor fundado em excesso de execução
Execução de Título Extrajudicial
Contestação à Medida Cautelar de Guarda e Posse Provisória de Menor
Alegações Finais da Reclamada - Trabalho em Depósito
Requerimento de Habeas Corpus Preventivo com Pedido de Liminar
Ação de Indenização por Perdas e Danos Cumulada com Lucros Cessantes
Ação de Reparação de Danos - Veículo Atingido por Pneus de Caminhão
Alegações Finais do Autor em Indenização por Morte em Acidente de Trânsito
Agravo de Petição Contra Adjudicação de Bens Penhorados
Recurso Especial em Face da Infringência de Lei Federal
Alvará Judicial para Levantamento de Depósitos em Caderneta de Poupança
Ação Revisional de Contrato de Compra
Ação Declaratória de Divergência entre Valores de Duplicatas e Contrato
Conteúdo Completo
Todo o acervo do site em seções
Modelos de petições
Modelos de contratos
Recursos de Multas
Textos doutrinários
Sentenças e acórdãos
Matérias publicadas
Expressões em latim
Dicionário jurídico
Jurisprudências
Súmulas


Central Jurídica
Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização