Ferramenta de Busca
Capa | Modelos de Petições | Modelos de Contratos | Doutrinas | Jurisprudências | Sentenças | Dicionários | Loja Virtual
Embargos de Terceiro em Meação de Bem do Casal
Petições - Execução - Embargo de terceiro com pedido de liminar em meação, já que a dívida não foi contraida em benefício do casal.


EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....



.................................................., (qualificada), RG nº ...., CIC nº ...., residente e domiciliado na Rua .... nº ...., vem, mui respeitosamente, à presença de V. Exa., por seu advogado com escritório profissional na Rua ...., onde recebe intimações, que a esta subscreve, opor contra .................................., pessoa jurídica de Direito Privado, com sede na Rua .... nº...., CGC/MF sob nº ..............., a presente Ação de

EMBARGOS DE TERCEIRO,

pedido de concessão LIMINAR, com fundamento no disposto pela combinação dos arts. 1.046 a 1.054, do normativo civil, de acordo com as razões de fato e de Direito a seguir expostas.

1- A Autora chamava-se, quando casada, ...., conforme cópias em anexo de seus processos de Separação Judicial e de Divórcio.

Litiga, portanto, em nome próprio e em defesa de Direito próprio.

2- Em processo de EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL, Autos ..., desde R. Juízo, movido pela ora embargada contra o ex-marido da Embargante, ........................., e contra sua empresa, ........., foi penhorado o seguinte bem:

Apartamento nº ...., situada no Edifício ...., localizado na .... nº ...., com área privativa de .... m², área global de .... m², correspondente à fração ideal de .... do solo e partes comuns.

Matrícula ...., cópia anexa de fls. .... dos Autos de Execução e Autos de Penhora visto às fls. .... também dos Autos referidos.

3- Independentemente de se fotocopiar todos os títulos de crédito que ilustraram a Execução é possível, pela leitura a que submete a cópia de sua vestibular, inferir que os títulos foram emitidos pela primeira executada - ou seja, a pessoa jurídica acima referida - tendo como avalista a pessoa física do ex-marido da ora Embargante (cópia de fls. ...., dos Autos de Execução).

4- Assim, a dívida não foi contraída pela ora Embargante nem, muito menos, foi assumida em seu benefício.

5- Por outro lado verifica-se pela leitura dos R-3, das Matrículas .... e ...., respectivamente do apartamento que serve de residência à Embargante adquirido à época em que a ora Embargante estava casada - pelo regime de comunhão universal de bens - isto em .... (cópia de fls. .... dos Autos de Execução; e Contrato, cópia de fls. ....).

6- Também se nota dos Autos de Execução (fls. ...., verso - Auto de Depósito e Certidão de Intimação da Penhora) que a ora Embargante, na condição de mulher do executado, não foi intimada, conforme expressamente determina o Art. 669, em seu parágrafo único, do normativo civil.

7- No processo de SEPARAÇÃO JUDICIAL do casal - Autos ...., .... ª Vara de Família da comarca de .... - mencionou-se, no item IV da vestibular, que o casal não possuía bens a partilhar (em ....) por razões óbvias: economia de custos processuais e o impedimento de uma alteração contratual com o agente financeiro que geraria significativo aumento no valor das prestações.

8- Também por ocasião do processo de DIVÓRCIO do casal - Autos .... (também, evidentemente, pela .... ª Vara de Família), manteve-se a inexistência de bens a serem partilhados, com a ressalva ao fato de que, a título de alimento prestados pelo ex-marido à ex-mulher, aquele arcaria com o pagamento das prestações do imóvel de sua residência - no caso o apartamento e respectiva garagem - até final quitação quando, então, os imóveis haverão de ser escriturados em nome apenas da mulher.

9- De qualquer forma, essa situação trazida pelo litígio do casal em Vara de Família não altera os Direitos atinentes à presente questão de Embargos, e que a mulher vem defender sua meação.

ISTO POSTO,

é a presente para requerer a V. Exa.

1º:
digne-se determinar, em caráter LIMINAR, após devidamente deferidos os presentes Embargos, a expedição de competente mandado de restituição, em favor da ora Embargante, do bem penhorado e questão, ou seja, aquela garagem mais acima descrita, objeto da Matrícula nº ...., da 5º Circunscrição Imobiliária da comarca de ...., com conseqüente levantamento da aludida constrição judicial.

2º:
digna-se V. Exa., deferida a medida, em determinar a CITAÇÃO da embargada para que conteste os termos da presente, querendo, no prazo, devidamente advertida dos efeitos da revelia.

3º:
digna-se V. Exa., finalmente, em assinar R. Sentença de Mérito confirmadora da liminar concedida, julgando a presente Ação de Embargos totalmente PROCEDENTE, com a conseqüente condenação da parte no pagamento das verbas relativas à sucumbência, incluindo a honorária, a ser judiciosamente arbitrada por este R. Juízo.

4º:
Protesta-se por provar o alegado, se assim o exigir o controvertido da lide, por todos os meios de prova em Direito admitidos, especialmente pelo depoimento pessoal da parte (art. 343, do normativo civil), juntada de novos documentos, perícias, inspeções e inquirição de testemunhas, cujo rol haverá de ser ofertado em ocasião processual mais oportuna.

5º:
Atribui-se à presente, para efeitos processuais, o valor de R$ .... (....).

Nestes Termos

Pede Deferimento.

...., .... de .... de ....

..................
Advogado OAB/...




Modelos relacionados
Confira outros modelos relacionados
Execução de Título Extrajudicial
Execução de Título Extrajudicial
Impugnação à Contestação em Embargos do Devedor
Contestação à Embargos do Devedor fundado em excesso de execução
Impugnação em Embargos de Terceiro
Embargos de Terceiro por Penhora de Imóvel
Embargos do Devedor por Excesso de Execução
Embargos do Devedor por Falta de Exeqüibilidade do Título

Outros modelos
Modelos diversos de nosso repertório
Alvará Judicial para Verificar Existência de Contas e Levantar as Quantias
Alegações Finais da Defesa - Inexistência de Provas da Autoria
Ação de Interdição e Curatela Provisória
Ação de Cobrança para Devolução de Parcelas Pagas em Consórcio
Impugnação à Contestação em Ação de Indenização por Acidente de Trânsito
Contestação à Cautelar de Sustação de Protesto - Serviço Prestado
Ação de Indenização por Danos Materiais e Morais Contra Empresas de Viagem
Ação Cautelar de Sustação de Protesto com Pedido de Liminar
Medida Cautelar de Sustação de Protesto - Duplicata Simulada
Pedido de Revogação da Prisão Preventiva por Falta de Fundamentação
Contestação à Ação de Busca e Apreensão Convertida em Depósito
Contra-Razões de Recurso de Revista - Abonos Salariais
Contestação à Ação de Indenização por Acidente de Veículo
Revisão Criminal - Novas Testemunhas e Retratação da Vítima
Reclamatória Trabalhista - Rescisão Indireta pelo Empregado
Pedido de Nulidade do Auto de Prisão em Flagrante por Inexistência de Representação
Pedido de Decretação de Revelia da Ré em Ação Regressiva
Ação Declaratória - Contribuição Sindical
Medida Cautelar Inominada Com Pedido de Consessão de Liminar
Rol de Quesitos para Perícia no Local de Trabalho
Ação Declaratória de Venda de Imóvel com Pedido Cominatório
Embargos de Retenção por Benfeitorias
Contestação à Ação de Reparação de Dano por Decorrente de Ilícito
Ação Sumária de Acidente de Trabalho Contra o INSS por Incapacidade
Ação de Guarda e Responsabilidade
Alegações Finais do Assistente de Acusação - Crime de Furto
Conteúdo Completo
Todo o acervo do site em seções
Modelos de petições
Modelos de contratos
Recursos de Multas
Textos doutrinários
Sentenças e acórdãos
Matérias publicadas
Expressões em latim
Dicionário jurídico
Jurisprudências
Súmulas


Central Jurídica
Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização