Diciona

Acordo prevê cooperação técnica com o Sudão

Notícias - Direito Internacional - Segunda-feira, 10 de Outubro de 2005

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou acordo de cooperação técnica com o Sudão. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a cooperação poderá envolver os setores público e privado e organizações não-governamentais dos dois países. Pelo acordo, os programas, projetos e atividades de cooperação, bem como as instituições executoras, os órgãos coordenadores e os insumos necessários serão objeto de ajustes complementares.

O relator, deputado João Paulo Gomes da Silva (PL-MG), observa que se trata do primeiro ato assinado entre o Brasil e o Sudão e foi concluído na Cúpula dos Países da América do Sul e Países Árabes, realizada em Brasília no primeiro semestre de 2005.

Segundo o texto aprovado, é prevista a realização de reuniões entre representantes dos dois países para avaliar e definir as áreas prioritárias, os mecanismos e os procedimentos a serem adotados.

O Sudão é o maior país da África em dimensão territorial. Sua população é composta de uma multiplicidade de grupos étnicos e religiosos. O país enfrenta graves conflitos internos, que se arrastam há décadas.

O relator acredita que a cooperação técnica com o Brasil poderá "contribuir para o desenvolvimento econômico e a conquista da pacificação interna desse parceiro árabe".






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Política de Privacidade | Editorial | Contato