Diciona

Brasil pode adotar cooperação cultural com o Kuait

Notícias - Direito Internacional - Segunda-feira, 17 de Outubro de 2005

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou o acordo de cooperação cultural entre o Brasil e o Kuait, assinado em fevereiro deste ano. O tratado pretende promover o conhecimento recíproco, fortalecer os laços de amizade e incentivar a realização de atividades culturais nos dois países.

Para a relatora da proposta, deputada Terezinha Fernandes (PT-MA), a convivência com outras culturas pode ajudar o Brasil a construir sua identidade como nação. Ela afirma ainda que a aprovação de acordos culturais constitui uma primeira e fundamental etapa para a construção de uma sociedade internacional pacífica e solidária.

O tratado prevê a criação de uma comissão mista para indicar as áreas prioritárias de cooperação cultural e artística, cuidar dos programas de cooperação, supervisionar a execução de projetos e o andamento do acordo. A comissão também vai fazer recomendações aos dois países em relação à cooperação de que trata a proposta.

O acordo prevê o intercâmbio bilateral nas áreas de artes e música. Estabelece também a colaboração no cinema, televisão e rádio, e cria incentivos a contatos entre museus dos dois países.

A mensagem que encaminhou o acordo foi transformada no Projeto de Decreto Legislativo 1940/05, de autoria da Comissão de Relações Exteriores. O texto será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania; e pelo Plenário.






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Política de Privacidade | Editorial | Contato