Diciona

Projeto cria programa de prevenção à gravidez precoce

Notícias - Diversos - Segunda-feira, 26 de Dezembro de 2005

Tramita na Câmara projeto de lei (PL 6043/05) que cria programa de prevenção à gravidez precoce e de atendimento à adolescente grávida. De acordo com a proposta, do deputado Carlos Nader (PL-RJ), o governo deverá realizar campanhas educativas de prevenção à gravidez precoce, além de promover a educação sexual em escolas e pelos meios de comunicação.

Pela proposta, também farão parte do programa a assistência ginecológica, a informação à gestante sobre os exames necessários durante a gravidez e os cuidados com os recém-nascidos.

O projeto prevê ainda acompanhamento psicológico à gestante, ao seu companheiro e à sua família, além de flexibilização do horário escolar da adolescente grávida, para garantir a continuidade dos estudos.

O deputado explica que, quando uma adolescente fica grávida, na maioria das vezes já se configura uma situação de crise. Essa crise, segundo Nader, quase sempre atinge o companheiro da adolescente e as famílias de ambos, provocando complicações emocionais que podem ser traduzidas em problemas de saúde física e emocional para a gestante e o bebê.

Tramitando em caráter conclusivo, a matéria foi encaminhada às comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Política de Privacidade | Editorial | Contato