Modelos de Petições - Ação de Adjudicação Compulsória - Recusa da Escritura Após a Quitação

Petições - Posse e Domínio - A aquisição de imóvel foi realizada por prestações. Após a quitação total da dívida, o réu se recusa a outorgar a escritura pública.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ....ª VARA CÍVEL DA COMARCA ....

.................................., (qualificação), Cédula de Identidade/RG nº ............. e CPF nº ...., residente e domiciliada na Rua .... nº ...........,), por seu procurador judicial ...., adiante assinado, com escritório profissional na Rua .................... nº ...., onde recebe intimações, vem requerer a V. Exa. a seguinte

ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA

de terreno de loteamento, contra ............................., (qualificação), CPF nº ...., Cédula de Identidade/ RG nº .................., e sua esposa ............., (qualificação), ambos no endereço na Rua .... nº ...., Bairro ...., CEP ...., (cidade/estado), com fundamento nos Artigos 16 e 22 do Decreto-Lei nº 58, com as alterações da Lei 6.014 de 27/12/73, pelos seguintes fatos e razões de direito que passa a expor:


DOS FATOS

I). A Requerente adquiriu ...., conforme contrato particular de Cessão de Direitos de Compromisso de Compra e Venda, (documento anexo nº ....), o terreno identificado como Lote nº ...., Quadra ...., da planta ...., no Município de ...., (estado).

ll). A Cessão de Direitos de Compromisso de Compra e Venda é referente ao Contrato de Compra nº .... (doc. anexo nº ....) para venda de um lote em prestações, lote este acima especificado, cujo loteamento foi registrado sob nº .... do livro ...., no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de .... e firmado pela imobiliária ...., que intermediou a venda e representou o requerido, e que recebeu as prestações e ao final emitiu a CARTA DE QUITAÇÃO do contrato (doc. anexo nº ....).

III). Apesar de quitado o referido contrato, a Requerente não consegue obter a escritura definitiva do imóvel, por razões alheias a sua vontade, obrigando-se, portanto, a propor a presente ação de Adjudicação Compulsória.


DO DIREITO

A presente ação tem como base legal o Artigo 16 do Decreto-Lei nº 58, de 10 de dezembro de 1937, com a nova redação dada pela Lei nº 6.014 de 27 de dezembro de 1973, que prevê para o caso concreto a adoção do rito sumário, conforme Art. 275 e seguintes do CPC.


"EX POSITIS"

Tendo em vista o acima exposto, pede-se em corolário:

l)- A citação dos requeridos, por carta registrada, através dos Correios, conforme art. 222 e 223 do CPC, para a audiência de instrução e julgamento, no termos do Art. 278 do CPC sob pena de revelia.

II)- Julgada procedente a ação, seja adjudicado à Requerente, o imóvel constante do Compromisso de Compra e Venda, objeto dessa ação, para o posterior e devido REGISTRO IMOBILIÁRIO.

III)- Seja deferida a produção de todos os meios de provas admitidos em direito, principalmente a testemunhal, para o que se indica o seguinte rol de testemunhas:

....................., (qualificações); ...., (qualificações), que comparecerão a audiência independente de intimação.

Dá-se à causa o valor R$ .... (....).

Nestes Termos

Pede Deferimento


...., .... de .... de ....

Advogado OAB/.........

Modelos Relacionados

Artigos de Atentado - Para que o Imóvel não sobre Modificações

Em razão da controvérsia que se instalou sobre a posse de imóvel, requer que o mesmo não sofra modificações enquanto durar o litígio.

Ação de Atentado - Requeridos Provendo Estragos em Chácara

Os requerentes já haviam ajuizado ação de reintegração de posse tendo sido concedida a liminar. Os requeridos, em represália, vêm promovendo os mais variados estragos na chácara.

Contestação à Ação de Alienação de Coisa Comum - Ação Desnecessária

A inexistência de oposição da venda do bem por parte dos requeridos torna desnecessária a ação. Estes pedem, em contestação, a inversão do ônus processual e honorários advocatícios.

Alienação Judicial de Coisa Comum com Extinção de Condomínio

As partes são legítimos proprietários e comunheiros de bem imóvel indivisível, pretendendo o autor efetuar a alienação judicial do mesmo diante a impossibilidade de continuar com a posse conjunta.

Alienação Judicial de Coisa Comum - Imóvel Indivisível de Condomínio

O imóvel adquirido em condomínio é indivisível por força da lei de zoneamento urbano. O pedido de alienação judicial é realizado em razão da discórdia em relação ao preço.

Ação de Alienação Judicial - Separação Consensual - Único Imóvel

Em decorrência da separação consensual, havendo um único imóvel dos cônjuges, e diante da impossibilidade da continuação do condomínio, é o pedido para venda do bem.

Contestação à Ação de Alienação Judicial de Coisa Comum - Inventário

O requerido, em contestação, alega ter procedido corretamente no Inventário, partilhando os imóveis na proporção de 50% e afirma que também é de seu interesse que os imóveis sejam alienados judicialmente.

Ação de Alienação de Coisa Comum - Bens do Espólio

A requerente ingressa com ação de alienação judicial de coisa comum contra seu irmão alegando ter sido lesionada no Inventário em razão do requerido ter dado início estando a requerente ausente, no exterior.

Adjudicação Compulsória - Recusa Injusta do Vendedor do Imóvel

Compromisso de compra e venda de imóvel à prestações no qual o comprador quita todas as parcelas e se depara com a recusa injusta do vendedor em outorgar a escritura pública.

Adjudicação Compulsória - Contrato Escrito Averbado em Cartório

Contrato escrito de compromisso de compra e venda averbado no Cartório de Registro Imobiliário. Quitação de todos os encargos e recusa de consubstanciar a escritura pública de compra e venda.

Temas relacionados

Petições

Posse e Domínio

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto


Central Jurídica

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade