Sindicato

Direito do Trabalho - Direito Coletivo e Relações Coletivas de Trabalho - Conceito, diretoria, assembléia, conselho fiscal e funções do Sindicato.

Conceito: é a associação de membros de uma profissão, ou de empregadores, destinados a defender seus interesses econômicos e laborais comuns, e assegurar a representação e a defesa dos associados em juízo; sua característica principal é ser uma organização de um grupo existente na sociedade; são considerados pessoas jurídicas de direito privado.

Diretoria: é órgão colegiado, constituído por um presidente e outros membros, a quem incumbe, no plano interno, a organização e a administração do sindicato, e, no plano externo, a representação e a defesa da entidade perante o Poder Público e as empresas.

Assembléia: é o órgão encarregado de formular as decisões e reinvidicações da categoria representada pelo sindicato, tais como, eleições sindicais, pauta de reivindicaç~es nas negociações coletivas, greve, etc.

Conselho fiscal: é o órgão colegiado que tem por finalidade o exame e a aprovação (ou rejeição) das contas da Diretoria e dos demais atos pertinentes à gestão financeira do sindicato.

Funções: representa os interesses gerais da categoria e os interesses individuais dos associados relativos ao trabalho (art. 513, a); desenvolve negociações com os sindicatos patronais e as empresas destinadas à composição dos conflitos (611 e 513, b); está autorizado a arrecadar contribuições para o custeio de suas atividades e execução de programas de interesse das categorias (CF, art. 8º, IV); presta assistência de natureza jurídica (477); demanda em juízo na defesa de interesse próprio (872).

Doutrinas Relacionadas

Greve

Conceito, natureza jurídica e fundamentos, boicotagem e sabotagem, piquetes, procedimento da greve, garantias dos grevistas e locaute.

Conflitos Coletivos do Trabalho

Conceito, conflitos econômicos e jurídicos, autocomposição, heterocomposição, negociação coletiva, convenções coletivas, acordos coletivos e contrato coletivo.

Direito e Organização Sindical

Conceito, âmbito do direito sindical, modelo sindical brasileiro, categoria profissional, dissociação de categorias, Entidades de grau superior, membros da categoria e sócios do Sindicato.

Relações de Trabalho

Relações individuais e coletivas de trabalho, sujeitos das relações coletivas, coalizão e poder normativo dos grupos.

Benefícios da Previdência Social

Benefícios, auxílio-doença, aposentadoria, salário família, pensão por morte, auxílio-reclusão, salário maternidade, seguro desemprego, acidente de trabalho e auxílio acidente.

Seguridade Social

Conceito, seguro privado e social, assistência previdenciária, financiamento dos benefícios, custeio, contingências, seguridade complementar, beneficiários da previdência social.

Direito Administrativo e Direito Penal do Trabalho

Ministário do Trabalho, fiscalização trabalhista, instrução, livre acesso, exibição de documentos, outras atividades.

Recursos Trabalhistas

Conceito, recurso ordinário, recurso de revista, pressupostos recursais, recurso extraordinário, agravo de petição, agravo de instrumento, embargos declaratórios e agravo regimental.

Execução Trabalhista

Conceito, procedimento, sentenças exequíveis, penhora e avaliação, leilão e liquidação da sentença.

Dissídios Coletivos

Conceito, procedimento e sentenças normativas.

Temas relacionados

Direito do Trabalho

Direito Coletivo e Relações Coletivas de Trabalho

Outras doutrinas

Todas as doutrinas organizadas por assunto


Central Jurídica

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade