Obrigações quanto ao Conteúdo e Reciprocamente Consideradas

Direito Civil - Direito das Obrigações - Obrigação de meio, de resultado e de garantia, obrigação principal e acessória e seus efeitos jurídicos.

Obrigação de meio é aquela em que o devedor se obriga tão-somente a usar de prudência e diligência normais na prestação de certo serviço para atingir um resultado, se, contudo, se vincular a obtê-lo; sua prestação não consiste num resultado certo e determinado a ser conseguido obrigado, mas tão-somente numa atividade prudente e diligente deste em benefício do credor.

Obrigação de resultado é aquela em que o credor tem o direito de exigir do devedor a produção de um resultado, sem o que se terá o inadimplemento da relação obrigacional; tem-se em vista o resultado em si mesmo, de tal sorte que a obrigação só se considerará adimplida com a efetiva produção do resultado colimado.

Obrigação de garantia é a que tem por conteúdo a eliminação de um risco, que pesa sobre o credor; visa reparar as conseqüências de realização do risco; embora este não se verifique, o simples fato do devedor assumi-lo representará o adimplemento da prestação.

Obrigação principal é a obrigação existente por si, abstrata ou concretamente, sem qualquer sujeição a outras relações jurídicas.

Obrigação acessória é aquela cuja existência supõe a da principal.

Efeitos jurídicos: as obrigações principal e acessória regem-se pelos mesmos princípios norteadores das relações entre a coisa principal e a coisa acessória, daí estarem subordinadas ao preceito geral accesorium sequitur naturam sui principalis, ou seja, o acessório segue a condição jurídica do principal.; produz, além de outros, os seguintes efeitos jurídicos: a extinção da obrigação principal implica o desaparecimento da acessória; a ineficácia ou nulidade da principal reflete-se na acessória; a prescrição da principal afeta a acessória, etc.; é preciso ressaltar que a sorte a obrigação acessória não atinge a principal.

Doutrinas Relacionadas

Transmissão das Obrigações

Cessão do crédito, cessão do débito e cessão de contrato.

Perdas e Danos e Cláusula Penal

Noções, fixação da indenização por perdas e danos, liquidação do dano e cláusula penal.

Consequências da Inexecução das Obrigações pelo Devedor e Mora

Inadimplemento da obrigação, responsabilidade contratual, mora do devedor e mora do credor, juros, purgação da mora, cessão da mora.

Extinção da Relação Obrigacional sem Pagamento

Prescrição, caso fortuito e força maior, condição resolutiva ou de termo extintivo, execução forçada por intermédio do Judiciário.

Pagamento como meio de Extinguir a Obrigação

Conceito, requisitos, tempo, lugar, prova, repetição, consignação, sub-rogação, dação em pagamento, novação, compensação, transação, compromisso, confusão e remissão.

Efeitos e Modos de Extinção das Obrigações

Efeitos decorrentes do vínculo obrigacional e pessoas sujeitas a ele e meios de solver as obrigações.

Obrigações em relação à Pluraridade de Sujeitos

Obrigações divisíveis, indivisíveis e seus efeitos, obrigação solidária e suas fontes, solidariedade ativa e passiva, recíploca ou mista.

Obrigações quanto aos Elementos Acidentais

Generalidades, obrigação condicional, modal e obrigação a termo.

Obrigações quanto ao Modo de Execução e Tempo de Adimplemento

Obrigação simples e cumulativa, alternativa, momentânea ou instantânea e de execução continuada.

Obrigações quanto ao seu Objeto

Espécies de prestação de coisa, obrigação de dar coisa certa e incerta, de restituir, de contribuir, de solver dívida em dinheiro, de fazer e de não fazer, líquida e ilíquida.

Temas relacionados

Direito Civil

Direito das Obrigações

Outras doutrinas

Todas as doutrinas organizadas por assunto


Central Jurídica

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade