O Novo Marketing Jurídico - Manual do Advogado de Sucesso

A busca assídua pela clientela é uma das causas do grande número de infrações ao Código de Ética. A correta aplicação do marketing jurídico, entretanto, pode trazer ótimos resultados dentro da legalidade.

Em um mercado de alta competitividade, os escritórios de advocacia vêm se tornando cada vez mais custosos para que possam atrair clientes. Entretanto, para manter estes custos é necessário atender cada vez mais clientes, o que acaba por criar uma espécie de ciclo.

Esta necessidade de clientes para manutenção do escritório é a causa do grande número de infrações ao Código de Ética, devido ao uso de métodos vetados.

Neste sentido, é importante salientar que o marketing jurídico, se aplicado de forma inteligente, não contradiz o provimento 94/2000. Um escritório deve aplicar de forma balanceada a inovação e a ousadia, sempre observando os princípios de ética. Seguem algumas sugestões sobre a aplicação do marketing jurídico:

a) Não direcionar todos os esforços à captação de clientes, mas também na manutenção dos já existentes;

b) É importante investir em desenvolvimento pessoal. Um advogado atualizado sempre cria novas oportunidades e o sucesso da sociedade é diretamente proporcional à soma de seus talentos;

c) Criar ambientes no escritório voltados para o atendimento de clientes diferenciados;

d) Desenvolver políticas de comunicação sempre revestidas de marketing, de modo a aproveitar estas oportunidades;

e) Não criar custos desnecessários no setor de marketing, pois este investimento precisa gerar resultados;

f) Ouvir bem o cliente é melhor atender suas necessidades. Visitas à clientes importantes são ótimas formas de oferecer novos serviços.

g) Relatórios personalizados são muito importantes. O cliente quer informação objetiva, que deve chegar a ele em linguagem compatível.

h) Boletins informativos são sempre interessantes, desde que personalizados ao setor de cada cliente.

Conteúdos Relacionados

Qualidades de um Empreendedor

O advogado de hoje não deixa de ser um empreendedor. Sendo assim, listamos algumas das principais características que moldam o perfil de um empreendedor de sucesso no meio jurídico.

O Marketing de Relacionamento

Na era da informação, ética de transparência se tornam condições essenciais no relacionamento com o cliente. Saiba a importância de se buscar na excelência do atendimento um fator diferencial.

O Cliente quer Valor, e não Preço

É preciso distinguir preço de valor e saber interpretar aquilo que o cliente procura. Você vai descobrir que a estratégia de preços baixos não é melhor caminho.

Maketing Pessoal e Comunicação

Levar ao conhecimento da sociedade as qualidades do profissional é tão importante quanto tê-las. Ser um bom advogado é apenas o primeiro passo na busca pelo sucesso.

Bons Atributos e Marketing Pessoal

O desenvolvimento do marketing pessoal, menosprezado por muitos profissionais, pode ser essencial na busca por melhores posições no mercado.

Marketing do Boca-a-Boca

O chamado boca-a-boca é um fator que desempenha um importante papel no markenting de um escritório, especialmente diante das limitações impostas a seu uso em nossa profissão.

Conquistando Assessorias com Propostas Bem Elaboradas

Saiba a importância de se investir na elaborar propostas de assessoria eficientes e como utilizá-las na conquista de novos clientes.

Idéia de Marketing Jurídico

O desenvolvimento de estratégias relacionadas ao marketing tem ganhado mais importância a cada dia. Abordamos a idéia de marketing jurídico e de como ele pode aprimorar a competitividade de um escritório.

Fidelização de Clientes

Estabelecer relações sólidas com clientes fiéis é caminho certo para o sucesso. Saiba como desenvolver uma bem sucedidade estratégia de fidelização.

Erros na Negociação

A negociação é um processo que envolve inúmeras minúcias e peculiaridades. Elencamos alguns dos equívocos mais comuns a fim de que sejam evitados.

Temas relacionados

Manual do Advogado de Sucesso


Central Jurídica

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade