Diciona

Idéia de Marketing Jurídico

Manual do Advogado de Sucesso - O desenvolvimento de estratégias relacionadas ao marketing tem ganhado mais importância a cada dia. Abordamos a idéia de marketing jurídico e de como ele pode aprimorar a competitividade de um escritório.

A advocacia se tornou uma atividade massificada, com concorrentes surgindo até mesmo de outras profissões em um mercado cada vez mais competitivo. A necessidade de habilidades específicas na gestão dos escritórios está assumindo cada vez mais importância no meio jurídico.

Neste mercado altamente competitivo e desafiador, o profissional deve utilizar cada vez mais estratégias de gestão empresarial, principalmente no que se relaciona ao marketing.

Um escritório que pretenda se manter competitivo nos dias de hoje deve utilizar o marketing da forma mais proveitosa possível, dentro dos limites da ética profissional.

A maior dificuldade na aplicação do marketing jurídico se deve à sua confusão com a propaganda. O marketing é algo muito mais amplo, que tem a propaganda como um de seus elementos.

Pequenos e médios escritórios tendem a imaginar o marketing como uma ferramenta a ser utilizada pelos que possuem grandes estruturas, o que é um erro. Pequenos escritórios podem tirar tanto proveito do marketing quanto os grandes. Aspectos como a estrutura mais simples, menos pessoal e maior proximidade com o cliente favorecem, inclusive, sua aplicação.

O marketing é a junção que une o advogado a um mercado cada vez mais competitivo. É ele que possibilita ao escritório a obtenção de melhores resultados por meio do emprego de esforços de difusão da imagem, dando visibilidade à qualidades diferenciadas.

O marketing jurídico está associado à idéia da construção de posições no mercado. As posições são assumidas conforme os profissionais são conhecidos e diferenciados da concorrência, o que ocorre por meio do fortalecimento de sua imagem, com a difusão de fatores que contribuem para seu prestígio e reputação.

A propaganda, fator essencial do marketing em outros setores, perde importância no meio jurídico. Aqui o que vale é potencializar a marca do escritório pela oferta de valores. Valor é benefício advindo da prestação de serviços voltados à satisfação do cliente, que envolve principalmente o atendimento eficiente capaz de cativá-lo.

O conceito de marketing jurídico envolve a criação e conservação de clientes por meio da diferenciação do escritório, construindo sua marca personalíssima, caracterizada pela qualidade dos serviços. Isto gera um clico contínuo de indicações, que é o fator mais importante no momento em que procuram por serviços advocatícios.






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Política de Privacidade | Editorial | Contato